sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

De moto saindo de Morrinhos-Brasil até Deserto do Atacama passando pelo Ushuaia


COMO SURGIU A IDÉIA

Por volta de 1972/1973, quando tinha entre 17 e 18 anos, gostava de viajar de carona; no dedão. Assim, por diversas vezes, com amigos alternados, saia com pouco dinheiro pelas estradas do Brasil. Conheci Rio de Janeiro, Santos, Ribeirão Preto, Barretos, Uberaba e diversas outras cidades menores. Numa dessas viagens conhecemos, em Brasília, um australiano que viajava também de carona. A diferença é que ele tinha saído da Austrália e chegado ao Panamá de carona, num navio cargueiro e, via terrestre, descido a América do Sul pela costa pacífica até o sul do Chile e subido a costa atlântica pela Argentina. Passou pelo Rio de Janeiro e ia para Belém com destino ao Panamá para voltar a seu país.

Meu amigo e eu ficamos tão empolgados com a história do camarada que prometemos fazer o mesmo trajeto da Argentina e do Chile de carona. Marcamos até data. Porém, veio a faculdade, o casamento, os filhos, a educação dos filhos e o projeto esfriou.
Entretanto, em 2003, as lembranças vieram à mente e disse a mim mesmo: “Quando aposentar, farei de moto, aquela viagem programada na juventude”.

Assim, no dia 04 de janeiro de 2009, estarei iniciando-a. Vou descer, montado na “Celestina”, uma Shadow 750 azul, sozinho, pela costa atlântica passando por Montevidéu, Buenos Aires até o Ushuaia (via ruta 3) e retornando pela costa pacífica (ruta 40 e ruta 5) passando por Pto. Montt, Valdivia, Temuco, Santiago, Antofagasta, São Pedro do Atacama e Foz do Iguaçu, no Brasil.
O retorno está previsto para o dia 21/02/09; um dia antes do carnaval e 47 dias de estrada. Mas, como estou desempregado, esse tempo poderá ser estendido. Não terei necessidade de pressa.

Se gostar da viagem e o corpo de 54 anos agüentar, em junho de 2009, penso em ir de moto, visitar meu filho Marcelo que mora no Canadá e quem montou esse “blog” para mim.
Agradeço o carinho e o apoio da família e dos amigos, sobretudo aos ex-colegas do Hospital Municipal de Morrinhos que duvidaram inicialmente, mas curtiram meus preparativos.
Não posso esquecer da paciência dos empresários RENATO/Ma. HELENA, da SUPER SOM que equipou meu capacete para ouvir música, atender celular e falar ao talk about e DIRÃO, proprietário da DIRÃO AUTOPEÇAS, oficina especializada em moticicletas que teve um carinho super especial com a “celestina”. Projetou, construiu e montou uma estrutura para transporte de gasolina, barraca, saco de dormir, colchonete, cantil e outras tranqueiras.

O Vereador Rui Leite que acreditou no meu projeto e torce por mim desde 2003, levo na mente e no coração. Se fosse por ele, eu já teria feito essa viagem em 2004. Contastos pelo e-mail: sinomarg@gmail.com ou sinomarg@hotmai.com

10 comentários:

Cenilia disse...

É isso ai sogro!!! Vai lá e abafa!!!
Estamos torcendo por vc e que seja muuuuito feliz e consiga realizar não só este sonho mas todos que vc guarda aí!!!!
Bjos e tuuudo de bom!!!
Cenília...

Fernando Rodrigo disse...

boa tarde Sinomar, que bom um conteranio aqui da terra do piqui se aventurando pelas terras baixas da argentina.
Tambem como vc, gosto muito de viagens, sou de goiania, e tenho clientes em morrinhos (Auto peças tonicar), tenho uma empresa de desenvolvimento de sistemas para auto-peças.
Meu projeto para 2009 e chegar ate o ushuaia. Sou grande admirador das pessoas que se aventuram pelo mundo de viagens e aventuras em 2 rodas. Ja fiz alguns (rio de janeiro, curitiba, franca, sao paulo, ilha solteira) e outras que ainda virão para completar o nosso curriculo da vida.

Te dou a maior força para completar essa sua aventura, e outra que com certeza virão após essa sua viagem.

Tenho uma cbr 1000F ano 91 e estou vendendo para comprar um V-Stron (susuki) para me aventurar ao chile, peru, argentina e descer ate o ushuaia.

Tenho uma viagem marcada para o sul no mes de fevereiro(carnaval), em julho para curitiba e no final do ano para argentina.

vamos tracar informações a sua viagem (programação, rotas, hoteis, gastos) enfim vamos passar tudo para o papel e montar um projeto, isso vale para futuras viagens que possa acontecer futuramente.

grande abraço e qualquer coisa e so entrar em contato

msn:fernando@dominiosistema.com.br
skype: fr.rodrigo
fone: 30927780

grande abraço

Unknown disse...

Esse é o Sinomar que conheci, e aprendi a gostar, admirar, e que me ensinou a sonhar +, que me ensinou que todos os nossos sonhos podem se realizar que so dependem de planejamento. Desejo que essa viagem tão sonhada te surpreenda e nos aguardamos anciosos a sua volta para saber os detalhes da viagem. Uma excelente viagem, e que Deus te acompanhe, te proteja em toda a viagem. Elen( sua ex-colega de trabalho) e amiga pra sempre, Warley e Ana Luísa

Patrícia disse...

Pra mostrar o amor das tuas duas noras, cá estou eu!
Estamos torcendo por você... aqui de Sampa!
Só sinto por não der dado uma voltinha na Celestina ainda. Mas, na volta, isso não pode passar batido... ainda mais que ela vai estar muuuito viajada! rs
Boa viagem Sogrão Doido!
Amo você!
Beijos,
Pati

Fernando Rodrigo disse...

Fico muito feliz por ter um companheiro que possui os mesmos gosto que eu e mora tão perto, podemos ate marcar qualquer dia desses de ir ate morrinhos ou vc vir ate goiania para trocarmos informações sobre viagens.

Eu tambem tenho um grande projeto para descer ate o ushuaia.

Montei todo um projeto para ir em 2007 para o chile, so que meus companheiros todos desistiram da vaigem e fiquei so. Estou marcando outra, dessa vez se nao tiver um companheiro vou sozinho mesmo.

Ja fiz algumas viagens (sao paulo, minas, curitiba, rio de janeiro, ilha solteira, franca), mas meu projeto maior e descer ate o ushuaia.

Tenho certeza que é o sonho de qualquer motociclista se aventurar por terras desconhecidas.

Torço por vc nessa viagem e qualquer coisa e so entrar em contato

msn: fernando@dominiosistema.com.br
skype: fr.rodrigo
telefone: 62 - 30927780

grande abraço
e feliz natal

Unknown disse...

parabéns pelo projeto; já fui duas xx a ushuaia de carro, pela ruta 3 e pela ruta 40; atenão a duas coisas: autonomia da moto (já tive uma shadow 600 e fazia 10/1; não sei se a nova 9750) tem mais autonomia ou é mais econômica; outro detalhe; cuidado com o vento patagônico, que desequilibra a moto, dá mais cansaço para mantê-la alinhada na pista e provoca maior consumo; há áreas onde se roda 300 km sem posto de combustivel; mas a viagem é dez, a gasolina e hotelaria/alimentação mais barato que aqui; sucesso na "expedição"! Mais informações: prontocl@bol.com.br ou prontocl@hotmail.com; no skype ou msn: prontocl

Unknown disse...

Sinomar desejamos a vc uma viagem de muito sucesso e que Deus possa te iluminar e te conceder os desejos do seu coração, estamos aqui aquardando pelo seu retorno.
Um abraço de Indio e Rita

amigos p/ sempre disse...

vc e um exemplo cara muita gente nao acreditava nessa aventura e vc ta provando quem e o velho doido um abraço e boa sorte amigo!!!!!!!!!!!!

vicente de paula jb disse...

E ai Sinomar Godois, boa noite, aqui é o Vicente de Paula, Filho do Vicente seu amigo de juventude... Estamos muito felizes é claro em ver você realizando seu sonho. Estamos acompanhando seu Blog e como todos torcendo para que sua aventura seja sucesso total. Abração de um jovem que te admira e que um dia ira te acompanhar nessas estradas.
FELIZ 2009
UBERLÂNDIA-MG

Anônimo disse...

Fale Sinomar, só ficamos velho quando deixamos de amar e de sonhar, se voce está realizando o seu sonho, isso quer dizer que voce nao é velho, a maioria dos "novos normais" nao essa coragem e essa disposiçao que tens.
Um abç e boa sorte.
Velha Guarda