domingo, 11 de janeiro de 2009

10/11/2009 - Imbituba - Caxias do Sul - 637 km


Sai da Praia do Pinho às 15 horas (com pena) e peguei estrada rumo a Florianópolis. Para entrar foi fácil, difícil foi sair. Eram 18 horas de uma sexta feira e parece que todo mundo da ilha tem que sair e usar a mesma ponte. Mesmo a Br-101 ficou congestionada por diversos quilômetros. Sorte que já tenho alguma habilidade para passar pelo corredor dos carros.
Para piorar, depois que entrei em Floripa, foi chuva sem parar. Como já estava escuro parei para dormir numa cidade de nome Imbituba, mais ou menos 60 km ao sul de Floripa.
De manhã, antes de pegar a estrada, parei num posto de gasolina e busquei informações sobre as estradas. Como a Br-101 estava muito movimentada e reta, resolvi mudar de rota.
No trevo de Tubarão rumei para o interior de Sta Catarina até a cidade de Lauro Muller, onde fica uma serra magnifica que se chama "Serra do Rio do Rastro". Motociclista e ciclista que se preze não pode morrer sem descer essa serra. Subi, num dia chuvoso, não deu para apreciar a paisagem. Só a adrenalina da pilotagem, quase todo em primeira marcha. Não recomendo a subida.
Para os motociclistas de Goiás tenho uma sugestão para um programa que pode ser feito em 5 dias, para quem gosta de pilotar em serra: Através de São Joaquim (SC) descer a serra do Rio do Rastro, passar por Criciuma indo até Novo Hamburgo (ou Porto Alegre) e suba via BR-116 de Novo Hamburgo (RS) até Lages (SC). Garanto que nunca esquecerão. Nesse percurso inclua Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Além das estradas sinuosas, são cidades próximas imperdíveis.
Parei cedo para dormir numa cidade de nome São Marcos ao lado de Caxias do Sul.
Apesar da chuva, a foto mostra um pedaço da Serra Rio do Rastro. Mais fotos poderão ser encontradas na internet.

Nenhum comentário: